segunda-feira, 11 de maio de 2020

Lançamento do livro «O CENTENÁRIO DE BOCAGE EM 1905 (em Portugal e no Brasil)» de ÁLVARO ARRANJA


  Lançamento do livro «O CENTENÁRIO DE BOCAGE EM 1905
  (em Portugal e no Brasil)» de ÁLVARO ARRANJA




A obra “O Centenário de Bocage em 1905 (em Portugal e no Brasil)”, da autoria do historiador Álvaro Arranja, foi apresentada como “um marco na bibliografia passiva de Bocage” e “a consagração de um historiador de mérito”, nas palavras de Daniel Pires, presidente do Centro de Estudos Bocageanos (CEB). O lançamento do livro, editado pelo CEB, decorreu na Sala José Afonso, na Casa da Cultura, sábado à tarde.
Na obra, o professor e historiador Álvaro Arranja faz um “amplo relato” das comemorações do centenário da morte de Bocage (nascido em Setúbal em 1765 e desaparecido em 1805 em Lisboa) decorridas em Setúbal, Lisboa, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, situando os acontecimentos no período de afirmação do republicanismo que viria, em 1910, a pôr fim à monarquia portuguesa.
  O Setubalense 04.02.2020








sábado, 9 de maio de 2020

José Pacheco Pereira - «O Arquivo Ephemera – um trabalho colectivo»

José Pacheco Pereira - «O Arquivo Ephemera – um trabalho colectivo»  


Sábado, 5 de Maio de 2018, José Pacheco Pereira esteve 
na Casa da Cultura de Setúbal, a convite do Centro de Estudos Bocageanos, 
para falar sobre «O Arquivo Ephemera – um trabalho colectivo».
 O Arquivo / Biblioteca Ephemera é um arquivo (ainda) privado, mas funciona como um arquivo público. Recolhe, trata, inventaria, divulga materiais sobre a história cultural, social, económica e política de Portugal e internacional, numa perspectiva comparada. Tem literalmente “salvo” milhares de documentos, e outros materiais por todo o país, na sua maioria por oferta, mas também por aquisição, inclusive fora de Portugal. Mais de cem voluntários trabalham na recolha, digitalização, organização e inventariação dos materiais entrados e existentes, o que torna única esta iniciativa em Portugal. Publicou já numerosos livros. O convidado foi apresentado por Álvaro Arranja.

                                       Pacheco Pereira e Álvaro Arranja